RECURSOS NATURAIS

Competências específicas de matemática e suas tecnologias para o ensino médio

Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, sejam atividades cotidianas, sejam fatos das Ciências da Natureza e Humanas, das questões socioeconômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios, de modo a contribuir para uma formação geral.

Ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio: competências específicas e habilidades

Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.

Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.

(EM13CNT105) Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.

(EM13CNT106) Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais.

(EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.

(EM13CNT309) Analisar questões socioambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não renováveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção de novos materiais.

(EM13CNT310) Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.

Recursos naturais

Diante da poluição ambiental, a qual implica na escassez de recursos naturais, faz-se interessante compreender o que são recursos naturais, bem como a degradação ao qual estão submetidos e o que pode ser feito para possibilitar a manutenção da vida no planeta que habitamos. A partir desta temática, propõe-se discutir a escassez de recursos naturais e a gestão destes com base em três eixos: Mata/Biomas, Recursos Hídricos e Geração de Energia. Ou ainda, a relação da cidade com os recursos naturais, como, por exemplo, a produção e gestão de resíduos, a urbanização e canalização de rios, bem como sua relação com enchentes, e o impacto decorrente do crescimento populacional. São propostas 3 aulas para discutir a temática.

Contextualização teórica

De acordo com o Vocabulário Básico de Recursos Naturais e Meio Ambiente 2004 (IBGE, 2004), recursos naturais são “matérias-primas, tanto aquelas renováveis como as não renováveis, obtidas diretamente da natureza” e utilizadas pelo ser humano. Com a mudança das tecnologias de produção, de manufatura para industrial, a velocidade de extração de recursos, bem como o impacto – decorrente da poluição industrial – alteraram significativamente tanto o modo de vida da população quanto o impacto das ações antrópicas, isto é, decorrente das ações humanas.

Diante da consequência da poluição ambiental na saúde humana, começou-se a questionar a relação entre o desenvolvimento econômico e o uso dos recursos disponíveis na natureza. É importante observar que estes recursos – tais como, terra para o plantio, oxigênio para a respiração, água potável, entre outros – garantem a manutenção da vida humana, de outros animais e todos os seres vivos. Além disso, diante da perspectiva de aumento populacional, é interessante pensar quais serão os desafios para oferecer alimento e energia para população, a fim de que tenham uma vida digna.

Vale ressaltar que a forma de lidar com o meio ambiente varia entre diferentes povos e comunidades, como é pontuado Marques e Morales (2021, p. 179)

“Dependendo da cultura, os diferentes grupamentos e comunidades possuem relação diferenciada com a natureza. Esse trato social/humano relativamente aos recursos naturais pode ser construído pela ancestralidade da comunidade que particularmente povoa determinada região do território. É sabido que os povos originários (indígenas que habitavam o Brasil antes do chamado “descobrimento”) e as comunidades tradicionais (quilombolas, ribeirinhos, pescadores, caiçaras, geraizeiros, pantaneiros, ciganos, seringueiros etc.), cada qual, tem uma relação estreita com a natureza. Aspectos como a sobrevivência, a relação com as divindades e a perplexidade quanto ao futuro, dentre outros, demandam ações e interações diferentes no tratamento da natureza e, consequentemente, preservação ou degradação do meio ambiente.”

Dessa forma, é interessante observarmos como nós, enquanto seres humanos, estamos nos relacionando com a natureza e qual o impacto da degradação ambiental na nossa vida.

Relevância em sala de aula

A escassez de recursos e a degradação ambiental são temas cada vez mais presentes nas manchetes jornalísticas. Compreender como esta temática nos afeta e pensar possibilidades para melhorar nossa relação com o ambiente que nos cerca é uma tarefa que deve ser realizada por toda a sociedade. Espera-se que os estudantes sejam capazes de interpretar os textos de noticiários e situações que perpassam esta temática e possam identificar como estas questões os afetam, a fim de se posicionarem de forma ativa nesta temática.

Preparando as aulas

Para conduzir as aulas é importante que você tenha compreendido os conceitos de: recursos naturais, degradação ambiental, urbanização, energias renováveis e matriz energética. Além disso, é importante que você se familiarize com exemplos desses processos que estão presentes no cotidiano dos estudantes. Para isso leia o texto formativo Recursos Naturais.

A seguir, produzimos uma sugestão de abordagens para a condução do tema em três aulas. Para as aulas que se seguem, você precisará de computador e tela para apresentar músicas e vídeos. Os recursos utilizados serão músicas, vídeos, textos e debates com os estudantes.

Sendo assim, esta temática é multidisciplinar e pode-se trabalhar diversas semioses, como análise de reportagens e músicas, compreensão e interpretação de gráficos, por exemplo.

Desmatamento, degradação ambiental e o uso de agrotóxicos

São inúmeras as contribuições que as florestas promovem, quando de pé. Podemos citar a relação com o conforto térmico, a biodiversidade, a manutenção do ciclo da água e a relação com o ar atmosférico (ciclo do carbono), ditos serviços ecossistêmicos. Dessa forma, a queima e o desmatamento destas podem comprometer o meio ambiente, seja por liberação de gases de efeito estufa  decorrente da queima, seja porque não será possível realizar os ciclos biogeoquímicos

Soma-se aos problemas decorrentes da derrubada de florestas a manutenção da vida de comunidades tradicionais, as quais nutrem uma relação de troca com o meio ambiente, por meio de atividades extrativistas. 

Pode-se ainda mencionar, que o impacto da degradação deste recurso natural pode impactar nas atividades agrícolas, por exemplo, alterando o ciclo de chuvas – e outras alterações climáticas. No entanto, diz-se que é um ciclo vicioso, pois a atividade econômica agropecuária – a fim de aumentar a área de plantio e de pasto – promove a derrubada de árvores e ainda o uso de agrotóxicos (também conhecidos como defensivos agrícolas), os quais contaminam principalmente o solo e os recursos hídricos.

Dessa forma, para esta temática propõe-se duas músicas, pode-se escolher trabalhar com as duas ou escolher uma para dar continuidade às atividades. 

Dinâmica proposta

Uma opção, em relação a disponibilidade de tempo em sala de aula, é dividir a sala em dois grupos (ATIVIDADE 1 e  ATIVIDADE 2), onde um  grupo irá trabalhar a música e o outro irá trabalhar a análise da reportagem ou de textos selecionados. No final da aula, cada grupo escolhe dois representantes para apresentar o que discutiram. 

Ao final desta aula, espera-se que os estudantes estejam atentos às degradações dos biomas e que sejam capazes de interpretar informações relacionadas ao tema. 

É interessante que se contraponha o índice de degradação ambiental ou o manejo de  recursos naturais em áreas de comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas, por exemplo. 

Atividade 1

Introdução 

Pode-se introduzir o tema falando sobre os biomas brasileiros. De acordo com o site Educa IBGE 

Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.

Em nosso país podemos encontrar seis tipos de biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal. Nossos Biomas são importantes não somente como recursos naturais em nosso país, mas, tem destaque como ambientes de grande riqueza natural no planeta (IBGE, 2022).

Em seguida, são propostas duas músicas que tratam da questão do desmatamento. A primeira, Matança, fala da derrubada de árvores históricas da Mata Atlântica, este bioma, ainda de acordo com o Educa IBGE, “ocupa aproximadamente 13 % do território brasileiro e, por se localizar na região litorânea, ocupada por mais de 50% da população brasileira, é o Bioma mais ameaçado do BrasiL” (IBGE, 2022). Desta forma, segundo o texto,  somente 27% da sua cobertura vegetal original está preservada. 

E a segunda música proposta, Saga da Amazônia, fala do desmatamento na Amazônia e dos grileiros e a violência por disputa de terras que ocorre neste território. 

MATANÇA – XANGAI

SAGA DA AMAZÔNIA  – VITAL FARIAS 

Após ouvir e ler a letra da música, é possível propor aos estudantes que dialoguem sobre o que compreendem da temática. 

Por exemplo, em um trecho, a música Matança traz: 

Tal mata atlântica e a próxima amazônica

Arvoredos seculares impossível replantar

Neste trecho é possível trabalhar a extensão do desmatamento da Mata Atlântica e como outros biomas têm sido degradados, tais como a Amazônia e o Pantanal

Atividade 2

O outro grupo terá que escolher e ler uma das reportagens:

  • Folha de São Paulo intitulada  “Mata atlântica tem crescimento histórico de desmatamento”
  • Nexo Jornal   intitulada “ 6 questões sobre recursos naturais, mercados ilegais e violência”

Ou outra reportagem escolhida, e trazer à tona questões relacionadas à implicação do desmatamento, como por exemplo:

  • Quais as características deste bioma e onde está localizado
  • Quais impactos o desmatamento da Mata Atlântica e da Amazônia?
  • Uma floresta é mais valiosa em pé ou desmatada? 
  • Como é utilizada a madeira de desmatamento? Qual a alternativa? 
  • Como é a relação de povos tradicionais com as florestas?
  • A violência e os recursos naturais 
  • Consequências do desmatamento
  • Como evitar o desmatamento?

Pode-se propor que os estudantes pesquisem o tema e apresentem as informações que localizarem ou propor a leitura de reportagens e/ou textos selecionados sobre o tema e apresentar os pontos principais do texto.

Link da reportagem da Folha de São Paulo: 

Link da reportagem Nexo Jornal

Figura 1: Recorte da reportagem da Folha de São Paulo sobre o aumento do desmatamento no bioma Mata Atlântica

    






Fonte: Folha de São Paulo (2022)

O grupo pode também optar por analisar os dados apresentados na reportagem, ou fazer um resumo do que é veiculado no texto. O gráfico da Figura 2, por exemplo, é interessante de ser analisado. 

Figura 2: Dados de desmatamento da Mata Atlântica em milhares de hectares de 2010 a 2021 e a variação em porcentagem

Fonte: Folha de São Paulo (2022)

Encerramento

Pode-se propor que os estudantes apresentem o que foi discutido e ainda, em uma atividade imaginativa, que identifiquem soluções para os problemas observados.

Atividade para casa

Em uma atividade interdisciplinar, pode-se propor que os estudantes pesquisem as espécies citadas na música – é interessante observar de quais regiões estas árvores são nativas e de quais biomas.

O professor também pode recomendar o seguinte vídeo: “O que a pandemia de COVID-19 tem haver com o desmatamento?”

O que desmatamento tem a ver com novas pandemias?

Por que o desmatamento pode causar novas pandemias? | Recorte

Crescimento Populacional / A cidade e os recursos naturais

Abaixo é apresentada a projeção de crescimento da população mundial até o ano de 2100 (Figura 3). O gráfico está em inglês e seria interessante propor aos estudantes a tradução e interpretação das informações. De acordo com o site, estas são projeções probabilísticas, feitas em relação à fecundidade total e expectativa de vida ao nascer. 

De acordo com o Banco Mundial, em 2021, a população mundial era cerca de 7,8 bilhões e, de acordo com a projeção da ONU, pode chegar a cerca de 9,7 bilhões em 2060. Observando-se nacionalmente o Brasil conta hoje com uma população de cerca de  215 milhões  e deve atingir seu pico populacional em 2046, com 231,1 milhões (Folha de São Paulo, 2022).

Figura 3: Projeção da população mundial até 2100




Fonte: ONU (2022)

Diante da projeção de aumento da população mundial realizada pela ONU (Figura 3) e cientes do impacto que este aumento pode causar, por exemplo, em termos de demanda de recursos naturais, pode-se trabalhar nesta aula a dinâmica da vida nas cidades (questão de moradia, mobilidade, acesso a saneamento básico, etc). 

Atividade 1

Para introduzir o assunto, propõe-se a exibição do documentário Ilha das Flores (13 minutos). 

O documentário é da década de 1988, dessa forma é interessante observar se os fatos apresentados continuam atuais e quais os problemas eles observam na vivência em meio urbano. Pode-se discutir a questão dos resíduos sólidos e tecnologias que estão sendo aplicadas nas cidades, tais como, ecopontos e captação de água da chuva para reúso. 

Documentário Ilha das Flores

Roteiro Original

Jorge Furtado, dezembro/1988

produção: Casa de Cinema de Porto Alegre

Link: Documentário Ilha das flores (documentário) (Filme)

Pode-se discutir as seguintes questões: 

  • Quais são as necessidades básicas para se viver em uma cidade? Por exemplo: mobilidade (ônibus em horários que atendam as demandas da população e com corredores exclusivos, que tornem o transporte público mais vantajoso do que o uso de carros particulares, ciclovias/ciclofaixas, saneamento básico (coleta de resíduos, fornecimento de água potável, esgotamento sanitário e drenagem de água das chuvas), moradias, espaços de lazer, etc.
  • Qual o impacto do aumento populacional? (Serão necessários mais espaços para moradia, por exemplo, aumentará a demanda energética, de água potável e de alimentos. Além disso, acarretará um aumento nos resíduos gerados, etc)

Encerramento

Para encerrar a aula pode-se apresentar músicas, tais como “A Cidade” (Nação Zumbi) e “Iarinhas” (Luiza Lian) – que trazem, respectivamente, a relação da desigualdade no espaço urbano e a questão das enchentes decorrentes da canalização de rios. Dessa forma, a partir das músicas, pode-se discutir, por exemplo, o processo de urbanização. 

Músicas 

E a cidade se apresenta centro das ambições

Para mendigos ou ricos e outras armações

Coletivos, automóveis, motos e metrôs

Trabalhadores, patrões, policiais, camelôs

A cidade não para, a cidade só cresce

O de cima sobe e o de baixo desce

A cidade não para, a cidade só cresce

O de cima sobe e o de baixo desce

A cidade se encontra prostituída

Por aqueles que a usaram em busca de saída

Ilusora de pessoas de outros lugares

A cidade e sua fama vai além dos mares

(A Cidade – Nação Zumbi)

Essa rua tem o nome de um rio que a cidade sufocou

A vontade do rio de voltar

Às vezes sacode de algum lugar

Ele dorme até a chuva chegar

Mas a tempestade vem anunciar

E uma enchente lembra a população

Que o que é rua antes era vazão

E uma enchente lembra a população

Que o que é rua antes era vazão

(Iarinhas – Luiza Lian)

 

A Cidade (Clipe) – Chico Science & Nação Zumbi

Iarinhas – Luiz Lian

O professor ainda pode recomendar as seguinte leituras:

Revista FAPESP – Enchentes: as águas encontram saídas

Projeto Manuelzão (UFMG).

Canalização de córregos.

 A canalização de rios e córregos favorece enchentes | Subprefeitura Guaianases | Prefeitura da Cidade de São Paulo 

Energia elétrica, transformação no cotidiano e novas fontes de energia

Fazendo uma conexão com a aula anterior pode-se mencionar que além do aumento da demanda de recursos naturais, o aumento populacional pode provocar, também, um aumento da demanda energética. 

Dessa forma, esta aula, de modo interdisciplinar, pode abordar a geração de energia elétrica e novas fontes de energia. 

Atividade 1

Com a projeção de aumento populacional, umas das demandas será o acesso a energia elétrica. Para introduzir a temática pode-se reproduzir o vídeo a seguir que trata sobre a produção de energia elétrica e distribuição até as residências. 

Ciência Explica – “Como a energia elétrica chega até a nossa casa?”

Em seguida, pode-se discutir a matriz energética brasileira e novas tecnologias para a produção de energia. Propõe-se utilizar a lousa e ir construindo juntamente com os estudantes as fontes que eles conhecem, se são renováveis ou não-renováveis e quais os impactos ambientais que esta forma de produção energética pode gerar. O infográfico da Figura 4 pode auxiliar na construção desta tabela.

Tabela 1: Sugestão de tabela para construção coletiva com os estudantes

Recurso

Classificação (Renovável / Não-renovável)

Vantagens

Desvantagens

Biomassa

   

Solar

   

Eólica

   

Hidráulica

   

Urânio

   

Gás Natural

   

Carvão Mineral

   

 

A Figura 4 apresenta um infográfico sobre as fontes de energia que compõem a matriz energética brasileira.

Figura 4: Composição da matriz energética brasileira

Fonte: Balanço Energético Nacional (BEN, 2022)

Atividade para casa

Dentro da categoria “Outras energias renováveis” entram as seguintes fontes, ilustradas na Figura 5, pode-se propor aos estudantes que pesquisem estas fontes (origem, onde é aplicada, como utilizar, por exemplo)

Figura 5: Outras fontes renováveis

Fonte: Balanço Energético Nacional (BEN, 2022)

Sugestão de filme

Fica ao seu critério, docente, a exibição de filme ou indicação para os estudantes assistirem.  Como sugestão, este filme pode ser exibido e pode-se discutir o impacto da energia eólica, por exemplo. 

O filme O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO (2019)

Outros Links

Os desafios que uma matriz energética renovável traz para a academia (UNB, 2018)

https://noticias.unb.br/artigos-main/2185-os-desafios-que-uma-matriz-energetica-renovavel-trazem-para-a-academia

EPE. Formas de energia. Disponível em: FORMAS DE ENERGIA. Acesso 16 out 2022.

Marques, Mauricio Dias; Morales, Angélica Gois. (2021) Verificação da relação com a natureza por parte de uma comunidade quilombola do Tocantins. Disponível em: <https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1290/1230> . Acesso 16 out 2022

IBGE (2004). Vocabulário Básico de Recursos Naturais e Meio Ambiente. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv4730.pdf>. Acesso 10 out 2022 

Desmatamento na Amazônia: dinâmica, impactos e controle

Brasil deve passar a 7º mais populoso, depois da Nigéria – 11/07/2022 – Mundo – Folha.

IBGE Educa. BIOMAS BRASILEIROS. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-biomas-brasileiros.html. Acesso 29 out 2022

A questão energética no mundo contemporâneo ( FUNDAÇÃO CECIERJ – Material do professor)

A questão energética no mundo contemporâneo

Unidade 3: A questão energética no mundo contemporâneo – Canal CECIERJ

EPE. Matriz Energética e Elétrica. Disponível em: <Matriz Energética e Elétrica>. Acesso 16 out 2022

EPE. Balanço energético Nacional 2022 (Ano base 2021). Disponível: <BEN 2022 | Relatório Síntese | Ano base 2021>

Jornal El País. Os ventos da economia verde não sopram para o Quilombo do Cumbe. Disponível em: <Racismo ambiental: Os ventos da economia verde não sopram para o Quilombo do Cumbe | Atualidade | EL PAÍS Brasil>. Acesso 16 out 2022

VEJA TAMBÉM:

Professor(a), para a complementação do processo de ensino-aprendizagem, você pode indicar a leitura do seguinte texto a seus estudantes:

Recursos Naturais