RECURSOS NATURAIS

Competências específicas de matemática e suas tecnologias para o ensino médio

Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, sejam atividades cotidianas, sejam fatos das Ciências da Natureza e Humanas, das questões socioeconômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios, de modo a contribuir para uma formação geral.

Ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio: competências específicas e habilidades

Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.

Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.

(EM13CNT105) Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.

(EM13CNT106) Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais.

(EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.

(EM13CNT309) Analisar questões socioambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não renováveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção de novos materiais.

(EM13CNT310) Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.

Recursos naturais

Diante da poluição ambiental, a qual implica na escassez de recursos naturais, faz-se interessante compreender o que são recursos naturais, bem como a degradação ao qual estão submetidos e o que pode ser feito para possibilitar a manutenção da vida no planeta que habitamos. A partir desta temática, propõe-se discutir a escassez de recursos naturais e a gestão destes com base em três eixos: Mata/Biomas, Recursos Hídricos e Geração de Energia. Ou ainda, a relação da cidade com os recursos naturais, como, por exemplo, a produção e gestão de resíduos, a urbanização e canalização de rios, bem como sua relação com enchentes, e o impacto decorrente do crescimento populacional. São propostas 3 aulas para discutir a temática.

Contextualização teórica

De acordo com o Vocabulário Básico de Recursos Naturais e Meio Ambiente 2004 (IBGE, 2004), recursos naturais são “matérias-primas, tanto aquelas renováveis como as não renováveis, obtidas diretamente da natureza” e utilizadas pelo ser humano. Com a mudança das tecnologias de produção, de manufatura para industrial, a velocidade de extração de recursos, bem como o impacto – decorrente da poluição industrial – alteraram significativamente tanto o modo de vida da população quanto o impacto das ações antrópicas, isto é, decorrente das ações humanas.

Diante da consequência da poluição ambiental na saúde humana, começou-se a questionar a relação entre o desenvolvimento econômico e o uso dos recursos disponíveis na natureza. É importante observar que estes recursos – tais como, terra para o plantio, oxigênio para a respiração, água potável, entre outros – garantem a manutenção da vida humana, de outros animais e todos os seres vivos. Além disso, diante da perspectiva de aumento populacional, é interessante pensar quais serão os desafios para oferecer alimento e energia para população, a fim de que tenham uma vida digna.

Vale ressaltar que a forma de lidar com o meio ambiente varia entre diferentes povos e comunidades, como é pontuado Marques e Morales (2021, p. 179)

Dependendo da cultura, os diferentes grupamentos e comunidades possuem relação diferenciada com a natureza. Esse trato social/humano relativamente aos recursos naturais pode ser construído pela ancestralidade da comunidade que particularmente povoa determinada região do território. É sabido que os povos originários (indígenas que habitavam o Brasil antes do chamado “descobrimento”) e as comunidades tradicionais (quilombolas, ribeirinhos, pescadores, caiçaras, geraizeiros, pantaneiros, ciganos, seringueiros etc.), cada qual, tem uma relação estreita com a natureza. Aspectos como a sobrevivência, a relação com as divindades e a perplexidade quanto ao futuro, dentre outros, demandam ações e interações diferentes no tratamento da natureza e, consequentemente, preservação ou degradação do meio ambiente.

Dessa forma, é interessante observarmos como nós, enquanto seres humanos, estamos nos relacionando com a natureza e qual o impacto da degradação ambiental na nossa vida.

Relevância em sala de aula

A escassez de recursos e a degradação ambiental são temas cada vez mais presentes nas manchetes jornalísticas. Compreender como esta temática nos afeta e pensar possibilidades para melhorar nossa relação com o ambiente que nos cerca é uma tarefa que deve ser realizada por toda a sociedade. Espera-se que os estudantes sejam capazes de interpretar os textos de noticiários e situações que perpassam esta temática e possam identificar como estas questões os afetam, a fim de se posicionarem de forma ativa nesta temática.

Preparando as aulas

Para conduzir as aulas é importante que você tenha compreendido os conceitos de: recursos naturais, degradação ambiental, urbanização, energias renováveis e matriz energética. Além disso, é importante que você se familiarize com exemplos desses processos que estão presentes no cotidiano dos estudantes. Para isso leia o texto formativo Recursos Naturais.

A seguir, produzimos uma sugestão de abordagens para a condução do tema em três aulas. Para as aulas que se seguem, você precisará de computador e tela para apresentar músicas e vídeos. Os recursos utilizados serão músicas, vídeos, textos e debates com os estudantes.

Sendo assim, esta temática é multidisciplinar e pode-se trabalhar diversas semioses, como análise de reportagens e músicas, compreensão e interpretação de gráficos, por exemplo.

Introdução

Professor(a), inicie perguntando aos estudantes se conhecem o símbolo do transgênico e se sabem ou já ouviram falar sobre o que são transgênicos. Conceitue o que é transgenia, explicando a partir da etimologia do prefixo trans (do latim, significa “além de”, “para além de”) e do que são os OGMs. Pergunte se eles sabem se consomem alimentos transgênicos e se sabem a diferença com os alimentos “não transgênicos”? (12min)

Desenvolvimento

Diferencie os conceitos de OGMs, transgênicos e melhoramento genético. Explique a dinâmica das monoculturas com uso de grandes maquinários, transgênicos e agrotóxicos. (20min)

Encerramento

Enfim, explique como funciona o decreto 4.680 de 2003 [D4680 (planalto.gov.br)], que determina a presença deste símbolo nos alimentos que contenham pelo menos 1% de transgênicos em sua composição e quais os riscos para a saúde que a ciência aponta (10min).

Avaliação

Peça como atividade individual e doméstica que os estudantes listem nas dispensas de suas casas, com auxílio dos pais, todos os alimentos que contém o símbolo e determine a leitura do texto para estudante “O Agro é Pop ou é Flop?” de nossa plataforma, linkado ao fim deste material (3min).

Introdução

Realize uma conversa livre perguntando aos estudantes quais alimentos eles encontraram que tinham o símbolo “T”. Divida a turma em vários grupos e distribua os três temas listados abaixo.

Cada grupo de estudantes deverá reunir os principais riscos que estão associados ao uso dos agrotóxicos, sob diferentes pontos de vista: 1) trabalhadores do campo; 2) meio ambiente; 3) saúde humana. (10min)

Desenvolvimento

Peça aos alunos que discutam entre eles, elaborem uma lista de problemas sobre a produção agrícola no Brasil, finalizando com recomendações que deveriam ser enviadas para o Governo Federal tomar providências e que pudessem resolver essas questões levantadas. (10min discussão + 5min para escrita)

Encerramento

Peça que os alunos leiam em voz alta as listas e recomendações. Faça uma discussão geral, comparando se os grupos com os mesmos temas chegaram às mesmas conclusões. Aqui o(a) professor(a) tem a oportunidade de confirmar e corrigir os exercícios (18min).

Avaliação

Recolha e depois analise o material produzido pelos estudantes em horário fora de sala de aula.

Peça como atividade doméstica que os estudantes verifiquem se a água da cidade em que moram e as cidades de origem de seus familiares estão contaminadas por agrotóxicos, pelo portal Por trás do alimento (https://portrasdoalimento.info/agrotoxico-na-agua/). (2min)

Professor(a), para aprofundar seus estudos, confira os seguintes textos:

Professor(a), para aprofundar seus estudos, confira os seguintes textos:

Na plataforma Percursos Alternativos, texto formativo “Monocultura de saberes e a agricultura no Brasil” e para estudante “O Agro é Pop ou é Flop?”.

COLASSO, C.; AZEVEDO, F. A. Riscos da utilização de Armas Químicas. Parte I –
Histórico. RevInter Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedade, São
Paulo, v. 4, n. 3, p. 137- 172, 2011.
CROSBY, A. W. Imperialismo ecológico. Editora Companhia das Letras, 2011.
JACKSON II, R. L.; HOGG, M. A. (Ed.). Encyclopedia of identity. Sage, 2010.
MATTEI, L. Considerações acerca de teses recentes sobre o mundo rural brasileiro. Revista
de economia e sociologia rural, v. 52, p. 105-124, 2014.
NUNES, P. J. Estratégias de comercialização adotadas por famílias que praticam
agrofloresta: um estudo de caso no assentamento Mário Lago, Ribeirão Preto/SP.
Dissertação (mestrado) Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2017, 107f.
SANDES, A. S. et al. Contaminação do leite materno por agrotóxicos e implicações na saúde
infantil: uma revisão sistematizada. Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar, v. 11,
p. 43-58, 2022.

VEJA TAMBÉM:

Professor(a), para a complementação do processo de ensino-aprendizagem, você pode indicar a leitura do seguinte texto a seus estudantes:

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