ASTRONOMIA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

(3) Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

(1) Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.

(EM13CNT305) Investigar e discutir o uso indevido de conhecimentos das Ciências da Natureza na justificativa de processos de discriminação, segregação e privação de direitos individuais e coletivos, em diferentes contextos sociais e históricos, para promover a equidade e o respeito à diversidade; 

 

(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade;

(EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais);

(EM13LGG104) Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

Objetivos

Este plano de aula visa tratar do tema da Astronomia a partir de diversas disciplinas que podem colaborar, de modo dialógico, com o desenvolvimento das habilidades e competências acima listadas. 

Descrição Geral

Buscando a circularidade da poesia, o plano de aula inicia-se com um poema de Olavo Bilac e termina com a criação de Slams. No texto há:

1) o tratamento histórico sobre a relação entre astronomia e astrologia;

2) a definição do conceito de astronomia e a associação com o poema, de modo que as possibilidades de “ouvir estrelas” sejam compreendidas como os modernos telescópios;

3) a descrição do Telescópio SKA que trata de conhecimentos ligados à Geografia, Matemática e, obviamente, à Astronomia;

4) a presença do folheto em Inglês que nos coloca em contato direto e objetivo com uma língua estrangeira e suas possibilidades de compreensão e leitura;

5) a história da construção do telescópio, que remete a questões ligadas às relações internacionais. 

A proposta de fechamento é a escrita de um Slam e/ou a organização de uma batalha de rimas na qual os temas relacionados à Astronomia possam dialogar com os temas sociais mais próximos dos nossos estudantes.  As possibilidades de ramificação do trabalho surgirão a partir do processo de ensino e aprendizagem construído coletivamente por professores de diferentes disciplinas, a depender da profundidade e detalhamento que se desejar e/ou se puder chegar em cada um dos temas, lembrando que esse é justamente o desafio das abordagens intra/inter/transdisciplinares conforme proposto pela BNCC.

Poemas, saraus, batalhas: Slam, a poesia falada!

A atividade dos alunos será iniciada com a leitura do soneto Ora direis ouvir estrelas, de Olavo Bilac. No entanto, sabemos que, modernamente, nossos estudantes têm se envolvido e conhecido o chamado Slam. Vamos compreender melhor essa forma poética antes de lidar com o poema parnasiano?  

Slam é uma mistura de jogo, poesia, crítica social e intervenção urbana, na qual os poetas se reúnem em espaços públicos para declamar seus trabalhos. Aqui, já podemos pensar em como o espaço escolar pode ser palco dessas construções poéticas bem como de suas apresentações. Esses momentos de declamação são chamados de batalha de poesia e rimas,  existem desde os anos 1980 e tem crescido cada vez mais no mundo e no Brasil, sobretudo no século XXI. Considerado por muitos um esporte, o Slam tem batalhas nacionais e uma Copa do Mundo em que finalistas de diversos países se encontram para escolherem qual a melhor poesia. Na última década, o Brasil tem apresentado suas manifestações, sobretudo entre os jovens periféricos, trazendo consigo um forte teor autoafirmativo, identitário e de ocupação de espaços públicos.

Cada poeta, ou Slammer, tem três minutos para se apresentar e, no máximo, dez segundos extras de tolerância. Não é permitido o uso de objetos cênicos ou música. Só voz, microfone e performance. Os jurados, escolhidos aleatoriamente na plateia, dão notas de 0 a 10. A cada rodada são classificados os poetas com maior nota, até um deles tornar-se campeão. Das batalhas regionais saem competidores para os campeonatos estaduais, nacionais e mundiais. O finalista representa o Brasil na Copa do Mundo de Slam, disputada em Paris, na França.

O Slam surgiu em 1984, em Chicago, estado de Illinois, Estados Unidos. Em um bar de jazz, onde costumavam ocorrer declamações e saraus de poesia, o trabalhador da construção civil e também poeta, Mark Smith, teve a ideia de fazer uma “batalha de poesias”. Junto com seu grupo Chicago Poetry Ensemblange, ele criou o Show-Cabaré-Político-Vaudevilliano.

Smith inicialmente queria ironizar a declamação academicista, elitista e formal. A batalha tinha a intenção de popularizar a poesia e realizar performances poéticas que fossem mais concretas e menos abstratas, diferentes daquelas dos saraus que atraíam mais os jovens de classe média. Dessa maneira, o Slam acabou unindo a forma poética e as reuniões ocorridas para a realização dos saraus e, ao mesmo tempo, um público e uma plateia participativa, que torcia e se envolvia na poesia e na letra, e não apenas contemplava o poeta e sua obra.

O Slam é um texto literário e por isso pode ser trabalhado como gênero textual. Nesse sentido, a primeira proposta é conhecer este objeto, assistindo e refletindo sobre as características das poesias e dos eventos relacionados. É interessante que o(a)  professor(a) faça uma breve pesquisa sobre os Slams de sua região. Por se tratar de uma linguagem oral e coloquial, são comuns as temáticas sexuais e palavrões. Portanto, é preciso avaliar a faixa etária dos alunos para selecionar o que apresentar.

A apreciação do Slam já é em si uma atividade prática. Contudo, ainda é possível organizar um festival de poesia ou a própria pesquisa sobre os Slams da região junto com os estudantes. Professor(a), leia a reportagem “‘Slam’ é voz de identidade e resistência dos poetas contemporâneos”, sobre Slam no jornal da USP, disponível no link: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-humanas/slam-e-voz-de-identidade-e-resistencia-dos-poetas-contemporaneos/.

Relevância em sala de aula

Aproximar temáticas relevantes, inicialmente distantes ou não percebidas como próximas, de nossos alunos é um desafio constante. Aqui, conhecimentos relacionados com a Astronomia são o eixo para a discussão de diversos outros tópicos atuais e presentes, direta ou indiretamente, no cotidiano de nossos alunos. Trata-se da “leitura do céu”, quer seja de maneira simbólica, por meio da poesia, quer seja de maneira operacional através do uso do Google Maps e telescópios.

Preparando as aulas

Para conduzir as aulas seguintes, é importante que o(a) professor(a) tenha compreendido o que é o Slam e se familiarize com seu formato, e que saiba aspectos básicos da Astronomia. Para as aulas a seguir, o(a) docente precisará de computador e projetor para apresentar músicas e vídeos.

Introdução

– Questione os alunos se eles sabem o que é Slam, se já viram alguma batalha de poesia ou se conhecem algum Slammer;

Desenvolvimento

– Apresente vídeos, pesquisados por você ou sugerido pelos estudantes, que tragam batalhas de poesia;

– Releia o poema de Olavo Bilac sobre Astronomia que está na abertura do texto do aluno e discuta com eles quais as diferenças e semelhanças entre o poema e os slams;

– Sintetize as principais características do Slam;

Encerramento

– Informe os estudantes que, no final desse bloco de aulas, eles produzirão Slams como forma de fechamento e sistematização das discussões, tendo como foco a Astronomia e o “ouvir estrelas” do poema de Bilac.

Introdução

– Questione os alunos a respeito da diferença entre Astronomia e Astrologia; Anote as diferenças trazidas por eles;

Desenvolvimento

– Apresente as definições de cada termo e reforce as diferenças trazidas pelos alunos;

– Peça que eles pesquisem astrônomos na História, trazendo informações como nomes, principais feitos e características em vida, descobertas científicas. Alguns pontos que provavelmente surgirão serão: nomes da Europa e da América do Norte e astrônomos que inicialmente trabalharam como “astrólogos”. É importante que, a partir da pesquisa dos estudantes, o(a) professor(a) faça a diferenciação entre Astronomia e Astrologia (que se dedica a adivinhações e previsões simplórias e individuais) diversas vezes;

– Destaque, na apresentação, os conhecimentos que já foram desenvolvidos e aplicados na África (por exemplo, na construção das pirâmides). Esse ponto poderá ser retomado na atividade “Os pretos estão tão no topo, que pra abater só o caça da Força Aérea: astronomia negro-africana”; 

Encerramento

– Encerre a aula com a apresentação de um Slam escolhido por você ou pelos alunos e lembre os estudantes que a proposta final das aulas será a escrita de um slam.

Introdução

– Em conjunto com o(a) professor(a) de Inglês, apresente as estratégias de leitura do folheto sobre o SKA: levantamento e reconhecimento de cognatos; o conhecimento prévio do assunto (já sabemos que aquilo é um folheto a respeito de um telescópio); Skimming; Scanning;

Desenvolvimento

– Peça aos alunos que escrevam todas as informações que puderem obter do telescópio SKA, a partir do folheto, e que as troquem entre si. Anote-as no quadro para compartilhar e discutir;

Destaque o quanto os alunos conseguiram ler do folheto;

Encerramento

– Como nas demais aulas, encerre apresentando um Slam escolhido por você ou pelos alunos e lembre os estudantes que a proposta final das aulas será a escrita de um slam; Encoraje-os a trazer sugestões de novos Slams, Slammers e batalhas de poesias para que possam assistir juntos.

Introdução

– Em conjunto com o(a) professor(a) de Matemática, calcule e faça comparações das medidas do Telescópio SKA com medidas presentes na escola ou bem próximas dos alunos. Observe um trecho do texto em Português: “Serão 3 mil antenas de 15 metros de diâmetro dispostas lado a lado, dentro de uma área de 1 milhão de metros quadrados. Todas voltadas para o céu. Com isso, o SKA conseguirá detectar os sinais de um radar de aeroporto em um planeta a 50 anos-luz daqui.” ;

Desenvolvimento

– Calcule o diâmetro das antenas. Com o que se compara seu tamanho?

– Calcule a área necessária para se ter 3 mil antenas desse tamanho. Com o que se compara esse tamanho?

– O que significa a medida “anos – luz”? Calcule essa distância e também tente comparar com elementos minimamente conhecidos dos estudantes;

– Para cada uma dessas comparações, é importante que os alunos pesquisem medidas reais. Por exemplo, se for comparar com campos de futebol, qual a medida real desse espaço? Esse exemplo pode ser uma boa medida de comparação? Discuta e construa tabelas com eles sobre isso. A idéia é que consigam minimamente ter uma visão do tamanho e complexidade do Telescópio;

Encerramento

– Como nas demais aulas, encerre apresentando um Slam escolhido por você ou pelos alunos e lembre os estudantes que a proposta final das aulas será a escrita de um slam. Encoraje-os a trazer sugestões de novos Slams, Slammers e batalhas de poesias para que possam assistir juntos. É importante fazer um levantamento com os alunos sobre os temas discutidos até aqui e lembrá-los também de uma característica muito presente nos Slams: o debate sobre temas sociais

Introdução e Desenvolvimento

– Em conjunto com o(a) professor(a) de História, Geografia e Sociologia ou com a ajuda deles, discuta os aspectos relacionados aos países envolvidos na construção do SKA: liste os países; veja a possibilidade dos alunos pesquisarem informações sobre eles; faça perguntas como “Por que alguns continentes não estão participando dessa empreitada científica?”;

Encerramento

– Como nas demais aulas, encerre com a apresentação de um novo Slam escolhido por você ou pelos alunos, lembrando que há uma proposta de escrever um Slam para o fechamento desse bloco de aulas;

– Encoraje os alunos a trazer sugestões de novos Slams, Slammers e batalhas de poesias para que possam assistir juntos;

– É importante levantar os temas discutidos até aqui, de modo a auxiliar na escrita do Slam e enfatizar uma característica marcante do Slam que é a discussão de temas sociais. Nessa aula, o(a) professor(a) poderá trazer elementos que ampliem a ideia do social para além das fronteiras do nosso próprio pais.

Introdução

– Retome o desafio da escrita do Slam e da apresentação em formato de batalha ou por escrito, relacionando de alguma maneira os temas habituais do Slam, os pontos do texto sobre Astronomia e o Telescópio SKA;

Desenvolvimento

– Veja a possibilidade da organização de uma batalha com toda a escola participando, no mínimo como plateia ou jurados;

– A depender do desenvolvimento e envolvimento dos estudantes, as aulas seguintes poderão ser utilizadas para a escrita do Slam ou já para a apresentação;

– Na apresentação em sala, destaque os pontos nos quais o texto se aproxima do Slam, deixando que os próprios alunos possam dar suas contribuições. Pense na possibilidade da apresentação ser parecida com uma batalha de poesia; 

– Destaque os pontos relacionados à Astronomia e as temáticas sociais que os alunos trouxeram;

– Liste e converse com os alunos a respeito dos aspectos sociais trazidos pelos Slams e os pontos de ligação com a Astronomia; 

– Selecione pelo menos um ponto sobre a temática social e pelo menos um ponto sobre Astronomia para serem aprofundados com os alunos nas próximas aulas por meio de pesquisas e leituras;

Encerramento

– Finalize a sequência ressaltando que há diversos gêneros de textos, como os poemas e os Slams, e que todos podem estar dentro da escola;

– Registre e analise posteriormente com os demais professores as impressões dos alunos sobre o trabalho com o Slam e a Astronomia;

– Através dos Slams compostos, verifique os conhecimentos que foram mobilizados.

Professor(a), para aprofundar seus estudos, confira os seguintes textos:

D´ALVA, Roberta Estrela. Um microfone na mão e uma ideia na cabeça – o poetry slam entra em cena. Revista Synergies Brésil. Nº 09, 2011. pp. 119-126.

SOUSA, Marielly Zambianco Soares. Das artes às tarefas de Clio: uma reflexão sobre o movimento Slam. In: Anais do XIV Encontro de História da Anpuh – MS. Mato Grosso do Sul, 2018.

BASÍLIO, Andressa. Slam: um manifesto poético liderado pelas juventudes das periferias. Um manifesto poético liderado pelas juventudes das periferias. 2019. Disponível em: um manifesto poético liderado pelas juventudes das periferias. Acesso em: 15 out. 2022.

CONHECIMENTO, Baia do. Como criar uma poesia slam? 2021. Disponível em: Como criar uma poesia slam? Acesso em: 15 out. 2022.

MORAES, Mayra Mattar. Plano de aula: Slam, poesia falada. 2019. Disponível em: https://www.institutoclaro.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/plano-de-aula-slam-poesia-falada/. Acesso em: 15 out. 2022.

VEJA TAMBÉM:

Professor(a), para a complementação do processo de ensino-aprendizagem, você pode indicar a leitura do seguinte texto a seus estudantes:

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Além disso, você pode indicar o vídeo:

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