ASTRONOMIA NEGRO-AFRICANA

Astronomia negro-africana: os pretos estão tão no topo que nem o caça da Força Aérea consegue abater!

Em 2020, Victor Glover tornou-se o primeiro astronauta negro a integrar uma missão de longa duração na Estação Espacial Internacional (ISS). Ele, que é comandante da Marinha dos EUA, foi o piloto da Crew Dragon, um táxi espacial da empresa SpaceX, e passou seis meses na ISS. O comandante já trabalhou como repositor de loja, conseguiu formar-se em Engenharia, tem três títulos de mestrado e ingressou na Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, a NASA, em 2013.

Já em 2022, foi a vez de Jessica Watkins fazer história como a primeira mulher negra a compor uma missão de longa duração na ISS. Geóloga, Watkins é da periferia da cidade de Washington, nos EUA. Além da missão histórica na ISS, ela ainda pode ser tanto a primeira pessoa negra quanto a primeira mulher a pisar na Lua. Jessica integra a equipe Artemis, da NASA, que tem como objetivo fixar uma presença humana permanente em nosso satélite natural.

Parafraseando o rapper Djonga, os pretos estão tão no topo que nem o caça da Força Aérea consegue derrubá-los. No entanto, para cientistas negros alcançarem esse topo é sempre um longo processo, pois ainda existem muitos obstáculos no caminho, como o racismo cotidiano que dificulta o acesso deles a determinados lugares. A NASA já enviou mais de 300 astronautas ao espaço e apenas 15 eram negros. A primeira pessoa negra a ir ao espaço foi o engenheiro espacial estadunidense Guion Bluford Júnior em 1983. Já a primeira mulher negra a realizar essa façanha foi a engenheira química estadunidense Mae Jemison em 1992.

Pretos no Topo

Mas você sabia que a familiaridade dos negros e seus ancestrais com a astronomia é bastante antiga? Pois é. O Egito, civilização africana, foi uma das sociedades pioneiras no desenvolvimento da astronomia há cerca de 3.000 anos antes da era corrente. Nesse período histórico, a Astronomia e a Astrologia[1] faziam parte do mesmo corpo de conhecimento. Nesse contexto, o estudo do espaço era utilizado tanto para fins mitológicos como para fins científicos e técnicos, como a previsão de cheias dos rios, planejamento de plantio e colheita e conhecimento das estações do ano. O conhecimento sobre os astros também foi utilizado na arquitetura egípcia, como nas pirâmides, orientadas para os pontos cardeais e constelações. Nessa sociedade, os planetas e as estrelas eram associados aos deuses. Segundo o mito da criação do Antigo Egito, o universo era eterno e constantemente recriado, sendo o Sol o deus Ra, o céu a deusa Nut, o ar o deus Shu e a Terra a deusa Geb.

[1] Atualmente, a Astrologia não é considerada uma ciência.

Figura 7: Arte do Antigo Egito mostrando o céu representado pela deusa Nut.

Os egípcios utilizavam seus conhecimentos em Astronomia para a elaboração de calendários, baseados tanto nos ciclos da Lua quanto nos ciclos da estrela Sirius, a mais brilhante do céu terrestre. Além da observação sistemática do céu, esse povo também construiu alguns instrumentos astronômicos como o relógio de Sol e um instrumento chamado merkhet, feito com o pedaço de uma palmeira com um talho na parte mais larga, utilizado para observação das estrelas.

Desse modo, os antigos egípcios contribuíram bastante para o desenvolvimento da Astronomia, sendo considerados um dos povos pioneiros no avanço dessa ciência. Além disso, a astronomia do Quênia e do povo Dogon também são exemplos do extraordinário avanço científico que os africanos conseguiram realizar nessa área do conhecimento. A recuperação dessas contribuições é importante para que se possa reconhecer o papel dos africanos e dos negros no desenvolvimento civilizacional e científico de todo o mundo.

Figura 8: Observe a localização do Quênia no continente africano.

Agora, ouça a música Faraó, na voz da cantora Margareth Menezes, e observe as referências à antiga civilização egípcia. Note que a canção trata do mito de criação egípcio. Veja quais deuses você já conhece e pesquise aqueles que você ainda não sabe para ter uma melhor compreensão do texto.

Por fim, conhecer a ciência africana e negra é encher as cabeças de liberdade, pois Victor, Jessica, Guion, Mae, os egípcios, os quenianos, os dogons e Margareth Menezes pedem passagem, deixando de lado as separações!

Saiba mais sobre os astronautas negros da NASA que já foram ao espaço:

FIORATTI, Carolina. Conheça os astronautas negros da Nasa que já foram ao espaço. 2020. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/conheca-os-astronautas-negros-da-nasa-que-ja-foram-ao-espaco/. Acessado em 11 de novembro de 2022.

BERNARDES, Thais. Victor Glover, primeiro astronauta negro a morar na Estação Espacial Internacional (ISS), compartilha vídeo da Terra vista do espaço. 2020. Disponível em: https://noticiapreta.com.br/victor-glover-primeiro-astronauta-negro-a-morar-na-estacao-espacial-internacional-iss-compartilha-video-da-terra-vista-do-espaco/. Acessado em 11 de novembro de 2022.

FIORATTI, Carolina. Conheça os astronautas negros da Nasa que já foram ao espaço. 2020. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/conheca-os-astronautas-negros-da-nasa-que-ja-foram-ao-espaco/. Acessado em 11 de novembro de 2022.

MARASCIULO, Marilia. Mae Jemison: conheça a primeira astronauta negra a ir para o espaço. conheça a primeira astronauta negra a ir para o espaço. 2018. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/10/mae-jemison-conheca-primeira-astronauta-negra-ir-para-o-espaco.html. Acessado em 11 de novembro de 2022.

MARTINS, Milene Rodrigues; BUFFON, Alessandra Daniela; NEVES, Marcos César Danhoni. A ASTRONOMIA NA ANTIGUIDADE: um olhar sobre as contribuições chinesas, mesopotâmicas e egípcias. Revista Valore, Volta Redonda, v. 1, n. 4, p. 810-823, jul. 2019. Disponível em: file:///C:/Users/flore/Downloads/197-829-1-PB.pdf. Acessado em de 11 novembro de 2022.

PAULO, O Estado de S. Jessica Watkins: quem é a astronauta que pode ser a primeira mulher a pisar na Lua? 2022. Disponível em: https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,jessica-watkins-quem-e-a-astronauta-que-pode-ser-a-primeira-mulher-a-pisar-na-lua-nprm,70004131771. Acessado em de 11 novembro de 2022.

UOL. Primeiro negro a morar na ISS viraliza ao filmar a Terra, emocionado; veja. 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/11/26/astronauta-recem-chegado-a-eei-publica-video-de-vista-para-a-terra-assista.htm. Acessado em de 11 novembro de 2022.