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Astronomia Africana
Introdução

Relevância em sala de aula
Preparando as aulas
Objetivos
Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
(EM13CNT201) Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.
(EM13CNT207) Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar.
Introdução
Inicie a aula questionando se os alunos sabem o que é astronomia e o que se estuda nesse campo de saber. A partir das respostas dos estudantes, explique o que é essa ciência. Se achar pertinente, utilize esse vídeo do canal Com Ciência
Desenvolvimento
Aborde, de forma sucinta, a história das origens da astronomia, suas relações com a religião e sua importância para a agricultura na Antiguidade;
Trate sobre a astronomia da Antiguidade, a elaboração de calendários e os observatórios antigos. Nesse contexto, é importante destacar o pioneirismo africano nessa temática. Você pode fazer isso a partir da astronomia egípcia e de outros exemplos pertinentes que são bastante conhecidos, como os diversos observatórios antigos encontrados no continente africano.
Encerramento
Ressalte que o continente africano possui uma importância ímpar para o desenvolvimento científico mundial;
Exiba o vídeo “História da Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente – Carlos Machado”, do canal Ação Educativa, em que o entrevistado fala brevemente sobre tal importância.
Peça aos estudantes que façam uma pesquisa para a próxima aula sobre mais informações em relação à astronomia africana. Peça para eles levarem para a sala de aula os resultados das pesquisas sobre os conhecimentos astronômicos africanos, sobretudo da Antiguidade e Idade Média.
Inicie discutindo com os estudantes os resultados da pesquisa solicitada. Observe se apareceu alguma informação sobre o tema dessa aula: os Dogons. Debata com os estudantes o que os resultados dessa pesquisa podem indicar. Desenvolvimento Destaque que tantos os grandes impérios africanos como os povos tradicionais desenvolveram uma série de conhecimentos científicos desde a antiguidade; Introduza quem é o povo Dogon. Questione se os estudantes sabem onde fica o Mali. Você pode utilizar a imagem abaixo para localizar os estudantes no continente africano, destacando onde fica o país em questão.

Aborde os conhecimentos do povo Dogon, ressaltando seu método científico de observação sistemática, a acurácia e pioneirismo de seus saberes. Procure destacar que, durante muito tempo, o conhecimento astronômico do povo Dogon foi superior ao conhecimento ocidental, ou seja, eles sabiam muito mais sobre o Universo do que os europeus até aquele momento. Você pode utilizar o vídeo “Povo Dogon, os Astrónomos africanos | Mwana Afrika Oficina Cultural”, do canal Mwana Afrika, para lhe ajudar a apresentar os conhecimentos Dogon; Ressalte que os conhecimentos astronômicos dos Dogons anteciparam em alguns séculos os conhecimentos europeus. Encerramento Exiba o clipe da música “Nave”, composta por Clarice Peluso e Verônica Ferriani e interpretada por Xênia França Deixe um tempo para que os estudantes possam dizer o que acharam da música, do clipe e como estão relacionados ao material das aulas; Você pode relacionar, por exemplo, o fato da cantora no clipe estar procurando, escavando indícios da presença de seus ancestrais naquele lugar, um processo que pode ser análogo ao objetivo dessa aula: resgatar e discutir os conhecimentos e histórias africanas que foram silenciados e soterrados ao longo dos séculos. Indique aos estudantes a leitura do nosso texto “Astronomia negro-africana: os pretos estão tão no topo que nem o caça da Força Aérea consegue abater!”.
ADAMS, Hunter Havelin. African observes of the universe: the sirius question. In: VAN SERTIMA, Ivan (ed.). Blacks in Science: ancient and modern. New Burnswick; London: Transaction Publishers, 1983. p. 27-45.
EDUCATIVA, Ação. História da Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente – Carlos Machado. YouTube, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n9RVSATlGE0. Acessado em 07 de novembro 2022.
MUDIMBE, Valentin-Yves. A invenção da África: gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Portugal/Luana: Edições Pedago; Edições Mulembra, 2013.
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AFRIKA, Mwana. Povo Dogon, os Astrónomos africanos | Mwana Afrika Oficina Cultural. YouTube, 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EV17qiG66Gs. Acessado em 07 de novembro de 2022.
SERTIMA, Ivan. The lost sciente of Africa: na overview. In: VAN SERTIMA, Ivan (ed.). Blacks in Science: ancient and modern. New Burnswick; London: Transaction Publishers, 1983. p. 7-26.
XENIA FRANÇA | NAVE (VIDEOCLIPE OFICIAL). S.I.: Filmes da Diaba, 2019. (4 min.), color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FoWCoELm57c. Acessado em 07 de novembro de 2022.

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